FORMADORES CONVIDADOS

A equipa de formadores convidados

_DSC0906
Susana Bravo, hairstylist desde 1996, em 2006 deu o salto e abriu o Metrostudio. Acumula a função de Hairstylist com gerente.
Ao longo dos anos tem vindo a trabalhar com várias marcas, dando formações e conferências a nível nacional e internacional. É neste percurso profissional que descobre a paixão pela formação, encarando-a sempre como um novo desafio em que o formador tem de ser um elemento inspirador, uma referência de excelência.
Um dos seus principais objetivos é transmitir o visagismo como parte integrante do cabeleireiro aliada à sua técnica de trabalho.
vania_
Apaixonada pelo corte e por tirar partido da beleza natural do cabelo, Vânia Quitério é profissional na área há 16 anos e trabalha no Metrostudio desde 2006. Em paralelo tem vindo a dar formação na área e participado em diversos editoriais de moda e em diferentes coleções ao longo da sua carreira.
“Acredito que a paixão pelo cabelo e a formação andam a par e se complementam para que nunca a nossa arte se torne rotina. Para mim o corte e a coloração são formas artísticas de nos expressarmos ao mundo, tornando-nos indivíduos que elevam a profissão.”
Vasco Santos
Vasco Santos iniciou-se em 1995 a cortar cabelos.
Recebeu diversas formações nesta área em Portugal e no estrangeiro.
Trabalhou em vários salões como cabeleireiro e tornou-se formador ao serviço de uma das mais conceituadas marcas de produtos em Portugal.
Em 2007 abriu o seu próprio projeto, que renovou e rebatizou de Tosquia Cabeleireiros no final de 2012.
foto-carla-fino
Carla Fino, Profissional de Oficial de Cabeleireiro e Barbeiro desde 1992, é Formadora desde 2004 em Cursos de Cabeleireiro.
Também Formadora da ANESPO, de 2012 a 2015, em Dili (Timor Leste), foi responsável pela adaptação de currículos de competência técnica, tecnológica e prática de cursos profissionais e respetivos manuais do curso de Cabeleireiro do professor para os variados módulos do ciclo de formação para três anos.
Participou em seminários By Fama, Clairol Profissional, Ask – Schhwarkopf em Barcelona, Seminário Royal, Master Academy desde 2004.
Adquiriu formação em Design de Penteados, Aplicação de Perucas, Método Dynamic Look, Style Course, Técnicas de Corte do Núcleo de Técnicas Avançadas, Maquilhagem, Essential Looks, Business Programme e Corte avançado.
Vasco Freitas
Vasco Freitas iniciou a sua atividade em 2000, e poucos anos depois foi eleito pela Associação Cabeleireiros de Portugal como um dos dez melhores cabeleireiros em Portugal. Foi diretor criativo da marca Wella e participou em diversos eventos da marca.
Participou em várias campanhas para marcas, em diversos editoriais para revistas de moda de renome, assim como também participou em desfiles de moda para estilistas de referência.
Trabalhou, ainda, para eventos como a Moda Lisboa e Portugal Fashion, assim como para vários designers nacionais e internacionais.
Em 2015 abriu o seu próprio salão – Vasco Freitas Hairstylist Salon.
sonia
Sónia Silva trabalha como hairstylist desde 1998, em 2008 integrou-se na equipa de ID Artist L’Oreal Profissionel. Participa em várias semanas da moda como Portugal Fashion, Paris Fashion Week, Milano Fashion Week, entre outras.
Gestora e formadora da Models Academy & Salon, é uma apaixonada pela arte do cabelo e faz diariamente o seu trabalho de corpo e alma.
nuno-pereira
Diretor criativo do espaço Nuno Pereira Hair Studio, é o responsável pela formação da sua equipa. Nuno Pereira iniciou a sua carreira em 1996, contando já com 20 anos de experiência profissional. Desde o início da sua carreira que tem apostado na sua formação pessoal com cabeleireiros internacionais conceituados, salientando-se as áreas do Visagismo, Total Look, CAP, Haircolorist Certification Redken e Certified Finish Stylist Redken, entre muitas outras.
Em Janeiro de 2011 foi convidado a integrar a equipa Redken Artists, arrecadando assim mais uma peça chave na sua carreira profissional como formador e como formando e, em 2015 tornou-se embaixador da marca de tesouras Myozaki. Em simultâneo, com o seu trabalho e dedicação no próprio salão, promove eventos de moda e shows de cabelo.
noelia-reis-coquette
Noélia Reis, desde muito nova, sentiu que a sua vocação teria que estar ligada ao meio artístico, onde conseguisse usar a sua criatividade tocando emocionalmente os outros. Deu os seus primeiros passos num salão na sua aldeia natal e desde então que a sua entrega tem sido total. A sua ambição para o sucesso e a vontade de querer fazer sempre mais incentivou-a a concretizar o grande objetivo, abrir o seu primeiro salão na capital do Algarve, o atual cabeleireiro Coquette. Sempre apostou na formação para uma constante inovação profissional. No seu currículo constam inúmeras formações internacionais incluindo países como Estados Unidos, Dinamarca, Reino Unido e Itália. Derivado à sua “crazymind”, ao seu espírito liberto e determinado, foi a primeira pessoa a implementar o serviço de extensões Great Lengths em Portugal. Fez também parte da equipa Redken Artist Portugal durante 18 anos.
O seu lema é: VISION, BELIEVE, TRUST, RESPONSIBILITY
sara-taborda
Sara Kruss Taborda é maquilhadora e fundadora do estúdio  MAKE U OVER MAKEUP. A sua Formação de base é a Literatura Portuguesa e Inglesa, mas virou a sua criatividade para a maquilhagem.
Começou em 2004 como maquilhadora, tendo colaborado em eventos como os MTV European Music Awards Lisbon 2005, Moda Lisboa e vários outros espetáculos. Foi a primeira maquilhadora M.A.C  Portugal a vencer a competição Internacional EAST MEETS WEST, e representa a equipa M.A.C Portuguesa na Tailândia em 2006, onde recebe Masterclasses de especialização em maquilhagem de Desfile de Moda e Bodypainting, ambas com a maquilhadora Internacional Nicola Burford.
Faz a abertura da primeira Loja Kiehl’s Since 1851 no Chiado, em Lisboa onde se dedica ao estudo da pele. Nasce aqui o projecto pessoal MAKEUOVER MAKEUP, onde ensina cuidados de pele e técnicas de auto-maquilhagem.
Eleita em 2016, uma das 10 melhores maquilhadoras particulares de Lisboa pelo público do site Zankyou- Weddings. A fotografia e a publicidade, são os campos onde continua a desenvolver mais trabalho, a par da formação que vai trazendo às suas clientes particulares.
miguel-stapleton
Miguel Stapleton é maquilhador profissional freelancer. Natural de Lisboa, sempre teve um grande interesse por rostos, que desenhou vezes sem conta desde a infância até à adolescência, altura em começou a maquilhar as amigas para festas. Aos 18 anos começou a maquilhar noivas e a trabalhar com fotógrafos, a maquilhar para editoriais de moda.
Em paralelo com o percurso académico em medicina dentária, foi assistente da maquilhadora Cristina Gomes, com quem hoje trabalha, fazendo parte da equipa de televisão. No ramo da moda já colaborou com a Vogue Portugal, Luxwoman, Saber Viver, Elle, GQ, Cristina, Men’s Health, Women’s Health e Edit, entre outras revistas.
carlos-ramos
Carlos Ramos é um dos mais prestigiados fotógrafos de moda portugueses. O seu trabalho está intimamente ligado à história da moda e da fotografia de moda em Portugal.
Começou a trabalhar em 1990, depois de ter frequentado os cursos de Audiovisuais e de Fotografia no IADE, instituição onde foi professor de Fotografia desde 1987 até 2010.
No seu currículo contam-se quatro prémios de melhor fotógrafo de moda: em 1997 e 1998, atribuídos pelo concurso “Supermodel” da agência Elite, em 2000 nos Prémios Optimus, e em 2005 pelo concurso “Supermodel Of The World”.
Realizou diversas exposições individuais, com destaque para a instalação de fotografias na Fashion Clinic, em 1998, a exposição “Run Way” no Palácio Pombal, em 1999, e a “Amoreiras Fashion Lives”, no Amoreiras Shopping Center, em 2007. Lançou um livro de retratos com o título “ Personal Works 2013”.
Com José António Tenente iniciou em 1994 uma colaboração regular que resultou desde logo na assinatura de todas as imagens da marca até 1998 e de vários retratos do criador. Em 2004 fotografou a campanha de lançamento da linha JAT eyewear. São dele também os magníficos 36 retratos a preto e branco das mulheres da “vida” pessoal e profissional de JAT, no projecto “Maioridade”, que deu origem a uma exposição no Centro Cultural de Belém em 2005.
helio
Hélio Bernardino nasceu em Lisboa, herdou do pai, a calma e da mãe, a boa disposição. Passou a infância e a juventude a estudar música, pintura e fotografia. Fez teatro e rádio e participou em sete encontros mundiais de jovens. A política é o seu grande vício. A grande paixão é a arquitetura, curso que não terminou porque a moda lhe trocou as voltas.
Com uma carreira de 25 anos, é o diretor da agência Elite Lisbon, empresário e agente com uma vasta experiência na gestão de carreiras de sucesso nas áreas de moda, teatro, cinema e televisão.
Em Abril de 2014 juntou o gosto de estar com pessoas e o jeito para a comunicação e criou na internet o projeto “Conversas comigo?”, através do qual dá a conhecer histórias de vida inspiradoras de pessoas menos ou mais conhecidas do grande público.
Paralelamente a estes projetos, o mais recente desafio é a direção criativa da marca de mobiliário de luxo D’Artisans, que o está a fazer regressar ao mundo da arte e da arquitetura.
Ruben Rua
Ruben Rua nasceu no Porto e é licenciado em Ciências da Comunicação. Iniciou o seu percurso como modelo em 2005, quando foi finalista do Elite Model Look. Construiu uma sólida carreira nacional e internacional. Além de Portugal, trabalhou em Milão, Paris, Madrid, Barcelona, Tóquio, Hamburgo, Atenas e Nova Iorque. Participou nas semanas de moda de Milão e Paris onde desfilou para nomes como Dolce & Gabbana, Valentino, Bottega Veneta, Gianfranco Ferre ou Jean Paul Gaultier, entre muitos outros. Foi porta-voz e mentor das últimas três finais mundiais do Elite Model Look (em Shenzhen, Milão e Lisboa).
Em Portugal, desfilou nas últimas 22 edições da ModaLisboa e do Portugal Fashion, foi nomeado cinco vezes para os Globos de Ouro na categoria de melhor modelo masculino (acabando por vencer esse prémio em 2015) e duas vezes para os Fashion Awards (Prémios Fashion TV), também como melhor modelo masculino. Desde 2010 que é responsável pelo departamento masculino da agência Elite Lisbon. Foi actor no filme «Leviano» ( com estreia prevista para 2017) e na novela «A Única Mulher» (TVI).
Foi repórter do programa «What´s Up – Olhar a Moda» (RTP2) e iniciou recentemente o seu percurso como apresentador na TVI.
É autor do livro “Podes Ser Tudo”.
Francisco Gomes
Francisco Gomes frequentou o curso de Formação de Atores na IN IMPETUS, tendo aulas de Interpretação com Ávila Costa, Eugénio Roque, entre outros. Desde então tem tido formação em vários domínios e técnicas de representação, das quais se destacam: Técnica da Máscara, com André Gago; Contador de Histórias, com Marco Luna; Teatro Visual, com John Mowat; Método Gestual de Etienne Decroux, com Olivier Decriaud (Barcelona); Comédia de Improviso, com Sanne Leijenaar; Clown e Creative Actor, com Simon Edwards e Marian Masoliver (Barcelona) e Film Acting, com Simon Edwards. É fundador da companhia Língua de Trapo e criador do projeto Nano-contos no facebook.
Cria e apresenta espetáculos de teatro e de contador de histórias em vários locais em Lisboa.
Paulo Andre
Paulo André, Licenciado em Língua e Cultura Portuguesa é Bailarino e Coreógrafo desde 1999, participou em diversos projetos musicais ligados ao Hip Hop tendo desde 2006 seguido a vertente de Hip Hop Fusion. Em 2013 inicia-se no estudo de interpretação e realiza o curso de Formação de ator de teatro musical. Tendo encenado e coreografado vários espetáculos na área do hip hop, como ator participou nas peças: Aparição – de Virgílio Ferreira, Um Elétrico Chamado Desejo – Tennessee Williams, Musical Josefina, entre outras.

Isabel Saldanha
Isabel Saldanha, fotógrafa, tem investindo em formação nesta área, primeiro de fotojornalismo, depois moda, publicidade, retrato e outros mais técnicos que se destinam à edição e pós produção de imagem e fotografia.
A escrita é outra paixão que a levou a fazer diversos cursos de escrita criativa.
“…é aqui que quero crescer e evoluir nos próximos anos, somando-lhe a natureza rica das palavras. Para mim a fotografia é outra forma de escrita, uma narrativa de momentos em imagens.”
Sara Menitra
Sara Menitra, detentora do Prémio de Makeup Artist na competição Beauty / Fantasy NY IMATS 2012.
Licenciada em Design gráfico, o seu fascínio pelo corpo como objeto de estudo e inspiração começou a tomar forma desde cedo.
Com os workshops com os maquilhadores Karl Derrick (Harry Potter, Gladiator), Colin H. Arthur (Never ending Story, Alien, 007), o curso de Make-up Artist da Creative Academy, e as várias master classes no Los Angeles, London and NY IMATS e uma constante aprendizagem e vontade de evoluir, fazem com que se mantenha atenta e recetiva a novas experiências e técnicas.
Neste momento encontra-se a viver em Londres, trabalhando em várias áreas como cinema, celebridades, Editoriais de Moda, etc.
Partilhar conhecimentos é uma das suas paixões e por este motivo continua a fazê-lo sempre que o tempo o permite em Londres e em Portugal.